Perguntas Frequentes

Let’s Swap

Que tipo de eventos realizam?

O Let’s Swap começou por realizar apenas mercados de trocas. No entanto, para cumprirmos a nossa missão de consciencializar a comunidade para a temática do consumo da moda e providenciar alternativas mais sustentáveis, podemos dinamizar outro tipo de eventos, como workshops, conversas ou eventos mais focados na reparação.

Com que frequência realizam eventos?

Por norma, realizamos eventos mensais, com exceção do mês de Agosto, durante o qual estamos de férias. Contudo, a realização dos eventos depende de vários fatores, pelo que poderá não ser possível realizar eventos todos os meses.

É necessário fazer alguma pré-inscrição?

Por norma, não. Caso algum dos eventos necessite de inscrição, tal será especificado nas regras.

Em que locais realizam eventos?

Um dos objetivos do Let’s Swap é promover a descentralização dos eventos. Por esta razão, tentamos realizar eventos em vários locais diferentes, a fim de alcançar o máximo número de pessoas possível.

Contudo, o Let’s Swap orgulha-se muito das parcerias que tem construído e alimentado até ao momento e, como tal, é perfeitamente normal realizarmos eventos várias vezes no mesmo local.

Recomendamos que subscrevas a newsletter para ficar a par de todas as informações sobre os eventos, que nos acompanhes nas redes sociais ou que consultes o separador “Próximos Eventos” no nosso website.

Como sei quando e onde vão realizar um evento?

Podes visitar a página “Próximos Eventos” sempre que quiseres.

Podes subscrever a nossa newsletter aqui e receber informação sobre os nossos mercados por e-mail.

Podes seguir-nos no Instagram ou no Facebook, onde publicamos informação sobre os nossos mercados.

Como posso apoiar o vosso projeto?

A forma mais simples de nos apoiar é participar nos nossos eventos e partilhar as nossas publicações, só com a tua ajuda é que conseguimos chegar a mais pessoas.

Podes também inscrever-te como voluntário ou coordenador, podes ver se há vagas aqui.

Outra forma de nos apoiar, é apoiar-nos monetariamente através de um donativo. Podes fazê-lo a partir daqui. Qualquer donativo é bem-vindo e será usado para o crescimento do Let’s Swap.

Como me posso inscrever como voluntário do Let’s Swap?

Obrigada por quereres apoiar o projeto! Podes consultar aqui se estamos neste momento a recrutar voluntários para o projeto. Fazemos isto por fases por acreditar que é a melhor forma de garantir a melhor experiência a quem trabalha connosco. Se quiseres ser notificado sempre que abrirmos call de voluntários, podes contactar-nos por aqui.

O que é necessário para abrir um novo núcleo Let’s Swap?

A abertura de um novo núcleo é uma decisão muito ponderada, não só porque acarreta custos, que enquanto Associação nem sempre são fáceis de suportar, mas também porque requer muito tempo, que é limitado. 

Por conseguinte, para que seja possível abrir um novo núcleo do Let’s Swap, precisamos de:

  • Ter uma equipa de coordenadores e voluntários com disponibilidade para preparar e marcar presença nos eventos, devidamente informada sobre o Let’s Swap e o nosso modo de funcionamento;
  • Reunir todo o material necessário (por ex., cruzetas/cabides, charriots, banner, etc.);
  • Ter um espaço para a realização do evento cuja missão esteja alinhada com a nossa.
  • Ter espaço de armazenamento para guardar todo o material entre eventos.
  • Ter dinheiro suficiente em caixa para a manutenção desse núcleo.

Um dos nossos principais objetivos é assegurar que os eventos que realizamos têm qualidade e são uma referência para as pessoas que querem consumir de forma mais consciente. Para tal, precisamos de uma equipa que vista verdadeiramente a camisola, focada em fazer chegar a mensagem do Let’s Swap a mais pessoas.

E se eu quiser abrir um novo núcleo Let’s Swap?

O primeiro passo é ver no nosso website se existe alguma oportunidade de recrutamento para um novo núcleo.

Caso não exista, pedimos que nos envies uma mensagem pelo Instagram ou um e-mail a demonstrar o teu interesse. Em seguida, marcamos uma conversa contigo para dar seguimento ao teu contacto e alinhar expectativas. O passo seguinte é fazer uma call para voluntários e coordenadores nas redes sociais. A partir do resultado dessa call, juntamente com uma análise a nível de custos que poderão existir, toma-se a decisão final se será viável a abertura de núcleo.

Mercados de Trocas

Como funcionam os mercados de trocas Let’s Swap?

As regras podem variar de mercado para mercado, portanto, verifica as regras específicas e o nosso guia de boas práticas antes de participar. Geralmente, aplicamos as seguintes diretrizes:

  • Check-in: se fores um novo swapper, é feito um registo inicial na nossa aplicação interna utilizando o teu nome e e-mail. Aos restantes swappers pedimos que nos indiquem o seu nome para que possamos aceder à sua ficha de swapper.
  • Em seguida, entregas os itens para troca no check-in, onde é feita uma avaliação dos mesmos para garantir que as peças estão em condições de ser trocadas. Pedimos sempre que tragas roupa lavada e que valides se tem algum problema em casa, antes de vir aos mercados, para evitar que a roupa seja recusada no check-in. Podes ver aqui mais informação sobre o tipo de items que aceitamos.
  • Após esta avaliação, os itens são convertidos em pontos utilizando uma tabela predefinida. Podes ver a tabela atual de conversão para pontos aqui.
  • Concluído o check-in, podes entrar no mercado e divertir-te a escolher as peças e/ou livros de que mais gostas.
  • No final, deves dirigir-te ao check-out (que pode ser no mesmo local do check-in, dependendo do espaço) e mostrar as peças/livros que queres levar contigo para podermos deduzir os pontos. 
  • Os pontos restantes ficam guardados para os mercados seguintes.

Existe um limite máximo de peças e livros?

Sim, embora este número possa mudar de evento para evento. Aconselhamos-te sempre a ler com atenção a descrição do post do evento nas redes sociais e/ou na newsletter, onde explicamos todas as especificidades de cada evento. 

No entanto, na maioria dos eventos, as regras são as mesmas: aceitamos até 5 peças de roupa (incluindo acessórios) e até 5 livros. Ou seja, no total, cada participante pode trazer até 10 itens, nunca ultrapassando o máximo de 5 para cada categoria.

Porque é que existe um limite máximo de peças que podemos entregar no evento?

Apesar de os mercados de trocas serem uma forma de consumo consciente, não deixam de ser uma forma de consumo. O nosso objetivo nunca foi nem será apelar ao consumismo irresponsável (sim, também é possível existir consumo irresponsável com artigos em segunda mão!). Dito isto, consideramos que 5 peças de roupa são mais do que suficientes para que a pessoa possa renovar uma parte do seu armário, sem incentivar ao consumo.

Outra das razões deve-se ao facto de sermos um movimento voluntário que, neste momento, não tem locais fixos de armazenamento, pelo que, por questões de logística, não podemos correr o risco de ficar com demasiadas peças no fim de um evento.

As regras são iguais em todos os mercados de trocas que fazem?

Nos mercados de troca que são inteiramente da nossa responsabilidade, sim, tentamos que as regras sejam o mais consistentes possível, para que os nossos swappers também saibam com o que contar. No entanto, quando participamos em eventos de outras organizações, as regras podem variar. Recomendamos ler sempre as regras específicas de cada evento antes de participar, além do nosso guia de boas práticas.

Aceitam donativos de roupa/livros?

Não. No âmbito dos nossos mercados de trocas, o Let’s Swap tem como missão promover a dinâmica de troca e, por isso, não aceitamos donativos.

Posso trocar roupa por livros?

Sim! Podes trocar livros por roupa, roupa por livros, roupa de adulto por roupa de criança… A partir do momento em que, no check-in, te atribuímos uma pontuação, esses pontos podem ser utilizados para trocar por qualquer item de que gostes.

Aceitam qualquer tipo de roupa e qualquer tipo de livros?

Não. Em primeiro lugar, para que a roupa seja aceite, é fundamental que esteja lavada e em bom estado. Não aceitamos roupa com nódoas, rasgões, nem demasiado gasta, pela simples razão de que essas peças não têm potencial de troca e o Let’s Swap não tem capacidade para ficar com essa roupa. A responsabilidade de verificar os itens antes dos eventos é do swapper.

Além disso, também não aceitamos qualquer tipo de roupa e livros. Aqui encontras a lista de peças/livros que não são aceites:

  • Livros religiosos
  • Livros escolares
  • Roupa interior 
  • Roupa promocional
  • Calçado

Porque é que às vezes criam algumas exceções às vossas regras?

Valorizamos o bom senso e adaptamos as situações ao contexto. O nosso objetivo é manter a qualidade dos eventos e proporcionar a melhor experiência aos participantes. Como tal, os nossos coordenadores e voluntários têm liberdade para tomar decisões no momento, desde que estas estejam de acordo com os nossos objetivos e valores.

Porque é que em alguns mercados pago um donativo de 1€, outros 2€, e outros não pago nada?

Todos os núcleos, embora sigam diretivas comuns, têm liberdade para ajustar cada evento à realidade das parcerias que estipulam e às suas necessidades. Por isso, o valor de participação por evento pode sofrer alterações. Recomendamos que leias as regras de cada evento antes de participares.

O que fazem com o excedente de roupa?

O excedente de roupa é, de facto, uma realidade no nosso projeto e é algo que nos toma mais tempo do que o desejado. Por isso é que é tão importante confirmar que as peças que trazes para o mercado estão em bom estado.

O seu destino depende muito do estado em que os itens se encontram: se estiverem em bom estado, podemos colocar para doação em grupos de Facebook ou doar diretamente a lojas solidárias que sabemos precisarem de roupa. Se não estiverem em bom estado, tentamos encaminhar para projetos de upcycling, embora nem sempre seja fácil. Se fizeres parte de um projeto de upcycling que possa dar uso ao nosso excedente, contacta-nos, teremos todo o gosto em criar uma parceria.

Se tiver pontos de mercados anteriores, posso ir ao mercado sem levar nenhum item?

Sim, se tiveres pontos guardados na nossa aplicação, podes ir ao mercado e não tens de levar nem peças nem livros.

Consigo ter acesso à quantidade de pontos que tenho?

Um dos nossos objetivos, a médio prazo, é que os swappers possam consultar o número de pontos que têm, mas neste momento tal ainda não é possível. Se precisares de saber quantos pontos tens, podes perguntar durante um evento. Infelizmente, não temos capacidade para providenciar essa informação através de e-mail ou das nossas redes sociais devido ao volume de mensagens recebidas.